Presbiopia
Presbiopia é o nome dado à perda da capacidade natural do olho em obter uma visão nítida para perto decorrente da idade.
Num olho jovem e saudável, a visão ao perto é conseguida de forma natural e assintomática através de um fenómeno designado por Acomodação. Durante a acomodação a curvatura do cristalino (lente natural e transparente do olho) é alterada por acção de músculos intrínsecos do olho de modo reflexo até tornar nítida a imagem de perto.
Com a passar da idade porém, o conteúdo do cristalino vai-se tornando mais esclerótico e a sua crescente rigidez vai gradualmente impedindo a focagem de proximidade.
Enquanto a acomodação é suficiente para o desempenho da vida diária o envelhecimento deste sistema ocular é assintomático.
Os primeiros sintomas de presbiopia podem ser fadiga ou incapacidade na realização de tarefas minuciosas de perto acompanhadas ou não da necessidade de afastar a imagem de interesse afim desta se tornar mais nítida.
O tratamento da presbiopia implica habitualmente o recurso a auxiliares ópticos como óculos de perto ou progressivos, lentes de contacto progressivas ou em monovisão e cirurgia.