O que é ” Ter a Lente Intra-ocular SUJA “
Por vezes o termo ” Ter a Lente Intra-ocular suja ” é usado para descrever a condição clínica de opacificação da região posterior do saco capsular onde foi implantada a lente durante a cirurgia ao cristalino.
Para melhor entender esta patologia, convém primeiro clarificar alguns conceitos anatómicos.
O cristalino é uma lente natural que existe no interior do nosso olho responsável pelo auxílio à focagem dos ojjectos do nosso interesse. Ela situa-se na região central do olho, dividindo o segmento anterior do olho do posterior.
Anatomicamente o cristalino é constituido por um material moldável rico em proteínas que é envolvido numa cápsula. A cápsula por sua vez está conectada por fibras equatoriais (zónulas) ao músculo ciliar cuja acção possibilita nos indivíduos jovens a alteração da curvatura do cristalino e a focagem nítida das imagens de perto.
Quando é indicada cirurgia ao cristalino pela existência de catarata e/ou erro refractivo elevado e/ou presbiopia, o seu conteúdo interno é desfeito e aspirado mas o saco capsular que o envolve deve permanecer íntegro.
Deste modo, após o implante de uma lente intraocular, o saco capsular continuar a estar exposto a fenómenos de fibrose e opacificação que se podem refletir numa redução importante da qualidade visual.
O tratamento da opacificação da cápsula posterior do cristalino é feito através de uma “Capsulotomia” em regime de ambulatório numa única sessão de Laser YAG (Yttrium Aluminum Garnet) e a recuperação visual é rápida.
Como evitar sujeiras nas lentes apos cirurgia de cataratas?