Degenerescência Macular Relacionada com a Idade

Início / Patologias / Degenerescência Macular Relacionada com a Idade

Degenerescência Macular Relacionada com a Idade

A degenerescência macular relacionada com a idade (DMI) é uma doença crónica e habitualmente progressiva da região central da retina (mácula).

A mácula é responsável pela visão discriminativa (de detalhe) e a sua integridade é fundamental para uma acuidade visual e visão de cores óptimas.

Os principais sintomas associados à doença são a redução da acuidade visual, da sensibilidade ao contraste, visão distorcida (metamorfopsia) ou de manchas escuras (escotomas). Nas fases iniciais a doença é geralmente assintomática.

Metamorfopsia

Metamorfopsia

Escotoma

Escotoma

O envelhecimento da retina é influenciado por determinantes genéticos e ambientais. Alguns factores de risco poderão contribuir para o agravamento da DMI, tais como:

Fumar
Hipertensão
Maus hábitos alimentares
Obesidade

O diagnóstico pode ser feito através da observação do fundo ocular, mas para estadiamento e seguimento é comum a realização de exames como a tomografia de coerência óptica (OCT) e/ou angiografia.

O tratamento depende da forma de DMI existente e pode passar pela redução dos factores de risco, suplementação alimentar com vitaminas ou cirurgia.

DMI neovascular

DMI neovascular

DMI Atrófica

DMI Atrófica

Nuno Lopes
Nuno Lopes
Graduação Europeia em Oftalmologia em 2010, Fellow do European Board of Ophthalmology – FEBO, Especialidade em Oftalmologia – Assistente Hospitalar em 2010, Diferenciação em Glaucoma – Suíça – H. U. Genéve em 2010 e Licenciatura em Medicina – U. Porto em 2004.
Últimos Artigos

Diga-nos o que pensa

Insira uma palavra ou frase para pesquisa

RD Não ProliferativaHiposfagma