
Degenerescência Macular Relacionada com a Idade
A degenerescência macular relacionada com a idade (DMI) é uma doença crónica e habitualmente progressiva da região central da retina (mácula).
A mácula é responsável pela visão discriminativa (de detalhe) e a sua integridade é fundamental para uma acuidade visual e visão de cores óptimas.
Os principais sintomas associados à doença são a redução da acuidade visual, da sensibilidade ao contraste, visão distorcida (metamorfopsia) ou de manchas escuras (escotomas). Nas fases iniciais a doença é geralmente assintomática.
O envelhecimento da retina é influenciado por determinantes genéticos e ambientais. Alguns factores de risco poderão contribuir para o agravamento da DMI, tais como:
Fumar
Hipertensão
Maus hábitos alimentares
Obesidade
O diagnóstico pode ser feito através da observação do fundo ocular, mas para estadiamento e seguimento é comum a realização de exames como a tomografia de coerência óptica (OCT) e/ou angiografia.
O tratamento depende da forma de DMI existente e pode passar pela redução dos factores de risco, suplementação alimentar com vitaminas ou cirurgia.