Como se trata o Glaucoma ?

Início / Perguntas Frequentes / Como se trata o Glaucoma ?

Como se trata o Glaucoma ?

Um vez que não existe cura definitiva, o objectivo primordial no tratamento do Glaucoma é a redução dos factores de risco para a sua progressão.
De entre todos os factores conhecidos, a pressão intra-ocular (PIO) elevada é o mais relevante e por este motivo a sua redução é o principal alvo dos tratamentos.

A PIO pode ser reduzida com recurso a medicação tópica sob a forma de colírios e mais raramente através de comprimidos. Existem várias classes de medicamentos, sendo algumas delas mais apropriadas para alguns subtipos de glaucoma.
O tratamento com colírios é habitualmente usado como primeira linha, apesar de cada vez mais se recorrer à utilização de tratamentos com Laser. De entre estes, os mais frequentes são a Trabeculoplastia Laser Selectiva (SLT) utilizado para redução da PIO nos glaucomas de ângulo aberto e a Iridotomia cuja aplicação ocorre tipicamente nos Glaucoma de Ângulo estreito.
Sempre que necessário, podem ainda ser realizadas cirurgias para melhor controlo da PIO. As principais razões que motivam o recurso aos tratamentos Laser ou cirurgia são:

1 – Controlo insuficiente da PIO com tratamento através medicação tópica
2 – Progressão significativa da doença sob terapêutica tópica máxima
3 – Intolerância aos colírios por alergia ou toxicidade
4 – Vontade manifesta de reduzir a necessidade de aplicação de colírios hipotensores

Atualmente existem diversas alternativas cirúrgicas e nenhuma técnica deve ser aplicada transversalmente a todos os tipos de glaucoma.
A melhor opção para cada caso depende tipicamente do tipo de glaucoma e do estado ocular. O seu oftalmologista saberá qual a mais indicada para si.

Canaloplastia

Canaloplastia

Esclerectomia Profunda

Esclerectomia Profunda

Trabeculectomia

Trabeculectomia

Cirurgia de Cristalino

Cirurgia de Cristalino

Saiba mais:

Nuno Lopes
Nuno Lopes
Graduação Europeia em Oftalmologia em 2010, Fellow do European Board of Ophthalmology – FEBO, Especialidade em Oftalmologia – Assistente Hospitalar em 2010, Diferenciação em Glaucoma – Suíça – H. U. Genéve em 2010 e Licenciatura em Medicina – U. Porto em 2004.
Últimos Artigos

Diga-nos o que pensa

Insira uma palavra ou frase para pesquisa

Porto 508_eye pressure