Catarata
A catarata é uma importante causa mundial de cegueira reversível e corresponde à esclerose com turvação do cristalino do olho.
O cristalino é uma lente natural que no interior do nosso olho, separa o segmento anterior do posterior. A sua dimensão é semelhante à de um pequeno tremoço e ao longo da nossa vida desempenha um papel importante na focagem das imagens que vemos ao longe e também ao perto nos jovens.
À medida que a catarata evolui, a visão vai-se tornando gradualmente mais desfocada.
Felizmente esta patologia tem cura cirúrgica através de intervenção minimamente invasiva com anestesia local e em ambulatório (sem necessidade de internamento).
Durante a cirurgia à catarata, o cristalino (lente natural do olho onde surgiu a catarata) é substituido por uma lente artificial cuja graduação é escolhida pelo cirurgião. Esta substituição de lente é uma oportunidade para corrigir os erros refrativos (de focagem) do olho como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (perda da visão ao perto).
Dada esta oportunidade e devido à elevada segurança do procedimento cirúrgico, actualmente é raro alguém cegar por cataratas em países com acesso a cuidados de saúde adequados.
É cada vez mais comum efetuar-se a correcção refractiva da visão com cirurgia no cristalino, mesmo antes de existir catarata significativa, para correcção completa da visão de longe e perto de modo a adquiri-se maior independência de óculos.
Se tiver curiosidade, clique em baixo para visualizar um vídeo de cirurgia refrativa do cristalino com implante de lente multifocal para correcção da visão de longe e perto num bom candidato a este tipo de intervenção.